.
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

segunda-feira, 6 de abril de 2015

TBR BOOK JAR: O QUE É?























Olá, historiadores!!

Sabe quando você se empolga com uma promoção e compra muitos livros? Ou então seus amigos e parentes, sabendo que você gosta de ler, te dão livros de presente de Natal, aniversário etc? (Ai, por que raios não tenho gente assim na minha vida?? Pobre de mim! Rs). Então o tempo passa, e aqueles coitados ficam lá na sua estante, abandonados e pegando pó? No meu caso, alguns volumes já estão há ANOS parados. E confesso, sem nenhum orgulho, que possuo entre 400 e 500 livros sem ler. Foi quando encontrei em algum blog a ideia do TBR Book Jar, muito interessante e simples.

Sei que tem muita gente que fala inglês, mas gostaria de explicar o que exatamente significa TBR Book Jar.


“O TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista Para Ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer, basicamente, Jarro de Livros Para Ler.”


Portanto, o TBR Book Jar chega como uma solução para toda aquela pilha de livros não lidos que todos nós temos. QUASE todas as regras podem ser estabelecidas pela própria pessoa, mas há algumas "obrigatórias", para que a brincadeira mantenha seu objetivo original:

Não coloque livros que você GOSTARIA DE LER, MAS AINDA NÃO EXISTEM NA SUA ESTANTE (você teria que comprá-lo para poder ler);
- Não coloque os livros dos amigos;
Livros com prazo de leitura não devem ser colocados (livros de Book Tour, parcerias etc.);
Se você comprou mais livros, coloque o nome no jarro;
Se você sortear um livro, é este livro que você lerá, a menos que você sorteie um que já tenha lido. Daí você retira essa tirinha e pega uma nova. Mas não trapaceie! Leia o que for sorteado, sem trocar de tirinha até tirar um com que simpatize mais!

As outras regras são adicionadas de acordo com a sua necessidade.

Nas demais regras, você pode estabelecer a frequência com que sorteará do TBR Book Jar. Eu estabeleci uma meta de 1x ao mês, mas pretendo sortear mais do que isso, fazendo o possível para tirar ao menos 50% das minhas leituras dele. Também farei resenhas desses livros para o blog, assim me ajudo triplamente: terei resenhas para postar, diminuirei minha pilha e me motivará a sempre sortear livros.


Para fazer seu TBR Book Jar, é só seguir estas etapas:

1. Faça uma lista dos livros na sua estante que não foram lidos;
2. Corte esta lista em tirinhas: pode trabalhar sua criatividade. Valem papéis coloridos, papéis de presente, escrito a mão ou impresso...Os meus eu fiz trabalho dobrado, pois anotei numa caderneta todos os nomes de livros e depois recortei os papéis coloridos ao meio e anotei nas tirinhas o nome do livro, série e autor. Deixei de fora os livros que eram continuações de série que ainda não havia lido, e só coloquei os primeiros dessas séries;
3. Arranje um recipiente que funcionará como um jarro: Pode ser um jarro mesmo (transparente ou não), um pote de sorvete, uma caneca ou uma caixinha (eu mesma fui no site Elo7, escolhi uma caixa feita em cartonagem revestida com tecido da Munay Artes, e aguardei que fosse confeccionada, pois não tenho habilidades manuais minimamente decentes). Muita gente usa o TBR Book Jar como um enfeite, então você tem que decidir se ele será apenas funcional ou se também será útil e com estilo;
4. Coloque as tirinhas no recipiente;
5. Siga suas regras: novamente, sem trapacear! A única pessoa que você engana fazendo isso é você mesma!;
6. Sorteie e divirta-se! Nada de transformar o hobby da leitura em obrigação!


Ah, e tem mais! Vou guardar os papéis dos livros sorteados em um pote de creme para cabelos (limpinho, claro). Assim eu tenho como verificar a eficiência desse método após 1 ano (ou quase isso) e vir contar para vocês!

Algumas imagens de TBR Book Jar para você se inspirar e fazer o seu!










E a minha! O que acharam? Eu adorei o resultado! Espero que tenham gostado do post e da ideia do TBR Book Jar.


Aproveitando, quero mostrar meus dois livros de estreia da TBR Book Jar.








Não seriam minha primeira escolha, até pela grossura deste livro do Ken Follett, mas é justamente essa a graça da coisa toda! =)

Beijos.


Postado por


Nenhum comentário :

Postar um comentário