.
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

domingo, 24 de maio de 2015

RESENHA #18: O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO, DE DOUGLAS ADAMS

Ficha Técnica

Título Nacional: O Restaurante no Fim do Universo (Skoob)
Título Original: The Restaurant at the End of the Universe (Goodreads)
Série: O Mochileiro das Galáxias - Livro 2
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Ano: 2009
ISBN: 9788599296585
Páginas: 229
Formato: 14,0 X 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Gênero: Ficção científica


Sinopse


O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal?
A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível.
O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente "O Guia do Mochileiro das Galáxias", mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor.
Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.


Autor

Douglas Noël Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, filho de Janet Adams e Christopher Douglas Adams. Seus pais tiveram outra filha juntos, Susan, que nasceu em março de 1955. Em 1957, seus pais se divorciaram e Douglas mudou-se para a casa dos avós maternos com a mãe e a irmã em Brentwood, Essex. A avó de Douglas mantinha em casa um refúgio oficial para animais machucados da RSPCA. O contato com os animais intensificou a febre dos fenos a e asma do jovem.
Christopher Adams casou-se novamente em julho de 1960 com Mary Judith. Deste casamento, Douglas teve uma meia-irmã, Heather. Janet casou-se novamente em 1964 com o veterinário Ron Thrift com quem teve mais dois filhos: Jane e James Thrift.
Adams faleceu em 11 de maio de 2001, aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.


Leia um Trecho

Opinião

Continuando a saga dos viajantes do Mochileiro das Galáxias, esse volume dois da série mantém afiado seu estilo peculiar de críticas embutidas em citações bem diversas, e humor sarcástico e irônico.

Desta vez, com a Terra já demolida, o livro se inicia com os personagens simplesmente vagando pelo universo, mas claro que algo iria acontecer. O enredo se torna ainda mais dinâmico nesse volume, pois acontecem diversas viagens no tempo pelo decorrer da história, e constantes mudanças rápidas de lugar e situação requerem um pouco mais de atenção do leitor para não se perder. Nada tão complexo, e a leitura realmente fica ainda mais interessante e flui incrivelmente bem. Como esperado de uma ficção, ainda mais sendo uma com humor, situações que fogem da realidade acontecem constantemente, mas sempre levam o leitor a fazer alguma conexão com algo real, através das críticas, abordadas sutilmente de forma muito inteligente, sendo minha preferida uma passagem que contesta os hábitos carnívoros de nossa alimentação.

O desenrolar é realmente inesperado, como contraditoriamente é esperado que fosse, mas ainda assim toma um rumo que não havia como se imaginar, e termina em um local ainda mais imprevisto. O Marvin se concretiza como um importante personagem, e mesmo sendo um robô com uma personalidade totalmente deprimente, ironicamente me cativou como um dos meus favoritos.

Seguramente digo que é uma grande obra, não consigo apontar pontos negativos relevantes, e poderia enumerar ainda mais qualidades do que as já apresentadas. Talvez por acertar em cheio na minha preferência e tratar de assuntos que fazem parte de meu pensamento comum. Terminando a leitura, a vontade é imensa de prosseguir e pegar logo o próximo volume. Novamente digo que a leitura faz jus ao sucesso da série. Por sorte é uma "trilogia" de cinco volumes. Como todo livro tem seu público alvo, se você tem senso crítico e gosta de ficção ou um humor diferenciado, é diversão garantida.


Frases Marcantes

“O problema maior é simplesmente gramatical, e a principal obra a ser consultada sobre esta questão é o tratado do Dr. Dan Streermentioner, o Manual das 1001 Formações de Tempos Gramaticais para Viajantes Espaço-Temporais. Nesse livro você aprende, por exemplo, como descrever algo que estava prestes a acontecer com você no passado antes que o acontecimento fosse evitado quando você pulou para a frente dois dias.”

“- Uma escolha muito acertada, senhor, se me permite. Muito bem – disse -, agora é só eu sair e me matar.
Voltou-se para Arthur e deu uma piscadela amigável.
- Não se preocupe, senhor, farei isso com bastante humanidade.”

“Resumindo: é um fato bem conhecido que todos os que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso. Resumindo o resumo: qualquer pessoa capaz de se tornar presidente não deveria, em hipótese alguma, ter permissão para exercer o cargo. Resumindo o resumo do resumo: as pessoas são um problema.”


Capa e Diagramação


A capa é de certo modo simples, totalmente brilhosa, sem orelhas internas e sem relevo. Como de costume da série, mostra imagens de objetos que são significativos no livro correspondente. Neste são: uma guitarra representando o Hotblack Desiato, líder da banda Disaster Area; um garfo e colher, bem útil em um restaurante, até para tentar demonstrar uma explicação; uma estrela, muito perigosa; e o rosto de um simpático bovino, que tem uma personalidade bem diferente.
Os capítulos iniciam-se de imediato abaixo do anterior, dando uma sequência de leitura que você pode acabar nem percebendo que mudou de capítulo. As páginas são de padrão amarelo, as letras têm um bom tamanho, o espaçamento é bom e a numeração das páginas é no canto inferior externo das páginas. Não percebi nenhum erro de grafia ou de digitação.

Nota



Onde Comprar



O livro faz parte de nosso acervo pessoal. A resenha realizada aponta pontos positivos e/ou negativos encontrados pelo autor do post no decorrer da leitura. A opinião do autor é pessoal e independente da editora e/ou autor do livro.


Postado por







Nenhum comentário :

Postar um comentário