.
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

domingo, 24 de maio de 2015

TEMA #1: LITERATURA EM MOVIMENTO





















Boa noite, historiadores.

Hoje venho com o primeiro tema do Literatura em Movimento, projeto no qual participo. Para saber mais sobre ele, clique aqui.

Para que possam recordar, colocarei aqui qual é o tema deste mês e já explicarei qual livro, ou melhor, as duas séries de livros que decidi escolher.


PRIMEIRO TEMA
Todo leitor tem aquele livro que mais gosta por diversos motivos: ou porque o texto possui uma linguagem bonita, ou porque os personagens são instigantes, ou porque a história de amor é a dos sonhos, ou porque a capa do livro é belíssima... Afinal, todos já pensamos "Por que eu não tive essa ideia antes?"


As Crônicas de Gelo e Fogo


Este foi um livro que peguei despretensiosamente, simplesmente porque gostei da capa e da grossura do livro. Sim, eu sou daquelas que quanto mais grosso for o livro, mais vontade eu tenho de lê-lo, pois é mais história que terá lá dentro e dá impressão de que será melhor do que um fininho. Quando soube que não era só um livro, mas sete, quase dei pulos.

: Faria sucesso viva - Calma, eu explico! Não é que eu queira o Martin morto, longe disso! É que livros famosos assim, como Nárnia e O Senhor dos Anéis, acabaram fazendo sucesso de verdade só após a morte de seus criadores. E não há nada como aproveitar o gostinho da fama enquanto ainda pode, não é mesmo?

: Seria o autor odiado mais amado do mundo - Sim, ele demora séculos para escrever (se é que já não tem tudo pronto, ainda tenho sérias dúvidas) e ele mata todos nossos personagens queridos, mas nós amamos odiá-lo por isso.

: Eu seria considerada um gênio - Não há como negar. Qualquer um que seja capaz de escrever tanto quanto ele escreveu, mesmo com auxílio de dois fãs, e inventar tantos nomes, lugares e situações, não pode ser outra coisa.

: Teria uma série baseada nos meus livros - Sei que há sérias controvérsias nesse aqui, mas não há como negar que a série deu ainda mais visibilidade para os livros dele, mesmo não seguindo tudo, em linhas gerais, podemos dizer que se trata do mesmo universo e personagens.

: Seria rica - Acho que já ficou meio implícito no 1º motivo, mas não custa enfatizar. Acho que Martin deve escrever os rascunhos dos livros em notas de 100 dólares.

: Poderia ficar perto do Kit Harington sem culpa! - Fala sério, quem não ama Jon Snow, mesmo ele "não sabendo de nada"?

: Enredo perfeito - Com uma trama bem costurada, Martin consegue abordar até alguns temas polêmicos, política, mortes, etc. com maestria. Ele sempre me surpreende, pois me leva a crer em algo e depois destrói aquilo nos desfechos de capítulos, e eu adoro isso!


O Mochileiro das Galáxias


Não é segredo que sou fã de Douglas Adams, mas eu não comento tanto quanto gostaria. Então, darei alguns motivos para querer ser ele ao escrever essa série fantástica.

: Humor ácido - Douglas trabalhou bastante essas "tiradas" ao longo dos livros. Muitas vezes estava ali, nem sempre tão explícito. Eu adoro a inteligência com que ele conseguiu colocar em palavras todo esse humor.

: Personagens bem desenvolvidos e marcantes - Na série, é possível percebermos com bastante nitidez as características de cada um e de suas personalidades marcantes. São ricos em detalhes.

: Dia da Toalha - O Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd, comemorado todo dia 25 de Maio, é uma homenagem a Douglas Adams e sua série. Quem não gostaria de ter um dia em sua própria homenagem?

: Dr. Who - Douglas Adams foi editor de roteiros da série, cultuada por muitos nerds/geeks e que está no ar há décadas. Nada como ter pessoas loucas (mas só no bom sentido) por algo do qual você faz parte.

: Ideologia similar - Por tudo que li sobre Adams e pude perceber de seus livros, nossas personalidades e opiniões casariam, especialmente no que diz respeito ao vegetarianismo. Então, minha admiração faria com que eu quisesse ser ele.

: Continua sendo sucesso - Apesar de ele já ter morrido há tempos, a série continua sendo lida e aclamada pelo público. Aliás, é tão bom que Eoin Colfer, autor da série de "Artemis Fowl", quis escrever um sexto livro para a série.

: Conhecer outros planetas - Sim, ele nos deu essa possibilidade, através de sua escrita. E quem nos garante que ele não era um ET disfarçado aqui na Terra, ou que não estava somente fazendo uma pesquisa para o Guia e na verdade não morreu, só foi para outro planeta, com sua toalha? Fica aí o questionamento! Rs.


Gente, é isso. Espero que tenham lido até aqui e que não tenha ficado demasiado grande. Estes são meus dois autores preferidos, então as escolhas estariam justificadas só por isso.

Beijos.


Postado por




14 comentários :

  1. Oi Amanda, gostei muito de suas escolhas, mesmo ainda não tendo lido. Gostei principalmente dos seus argumentos que levaram você a escolher o livro que gostaria de ter escrito. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina!
      Sou suspeita em falar, mas você precisa ler! São épicas e fantásticas!
      Fico contente que você tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Beijos.

      Excluir
  2. Muito legal o texto!! Adorei a escolha dos livros. Também adoro Douglas Adams.

    Beijos!
    Café com Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico contente que tenha gostado das minhas escolhas. Confesso que foi bem difícil decidir e por isso que acabei falando das duas séries.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá,
    Também escolhi As Crônicas Fogo e Gelo, e fantastico não! George criou um mundo diferente dos outros que a gente vê nos livros! Por conta disso que eu amo!
    Ainda não li O Mochileiro das Galáxias, mais parece ser ótimo! Adorei a escolha. Parabéns
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das CincoCurta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ketelyn!
      Realmente, o Martin é muito criativo! Amo demais!
      Obrigada pela visita.
      Beijos.

      Excluir
  4. Adorei seu texto, Martin e Adams são dois mitos.
    Mas Adams ainda é o melhor pra mim, conheço bem o Guia e sei que é impossível não amar a escrita e o enredo de Adams, é algo que somente quem leu consegue descrever.
    Também adoraria tê-lo escrito, embora acredite que jamais teria tal capacidade, é impossível me imaginar com a inteligencia e capacidade criativa de Adams.
    Por fim, Feliz dia da Toalha! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julielton, difícil mensurar. Talvez se o Adams tivesse vivido mais, teria escrito mais obras, mas ele era conhecido por escrever lentamente (acho que os dois, no caso, são assim, rs).
      Não consigo escolher, amo os dois!!
      Com certeza eu não tenho capacidade criativa para escrever nada nem aos pés deles.
      Obrigada pela visita e comentário.
      Beijos.

      Excluir
  5. Adorei os livros escolhidos.
    Assisto a série GOT e gosto bastante, mas não tenho coragem de ler os livros.
    Tenho curiosidade com relação a Os mochileiros da galáxia.
    Gostei bastante.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem teve uma promoção imperdível do Mochileiro, os 5 livros por R$24,90 e ainda vem com uma toalha, no Submarino. Só ficar de olho que está sempre em promoção, facinho de você matar sua curiosidade!
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi!! Gostei bastante das tuas escolhas e mais ainda das expliexplicações enumeradas e bem embasadas! Concordo com tudo que tu disse, especialmente sobre o Martin (quem não quer ser considerado um gênio, ainda em vida, e ficar perto do Jon Snow??)!

    Parabéns!

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Me dá muita alegria ler seu comentário! Estou muito longe de ser Martin! Tenho lampejos raros e breves de genialidade com lapsos imensos preenchidos por estupidez e ócio, rs.
      Jon Snow é tudo de bom! <3
      Beijos.

      Excluir
  7. Ótimas escolhas! Gosto muito de Martin e, apesar de conhecer os livros, ainda não li o Guia do Mochileiro... Estou seguindo você já!
    Até + ver!
    Nu - As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Estão sempre em promoção no Submarino. Quando tiver a chance, compre e leia, não se arrependerá!
      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Excluir