.
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

domingo, 7 de junho de 2015

RESENHA #20: O ÚLTIMO HOMEM DO MUNDO, DE TAIS CORTEZ


Ficha Técnica

Título Nacional: O Último Homem do Mundo  (Skoob)
Autora: Tais Cortez
Editora: Ler
Ano: 2014
ISBN: 9788564898653
Páginas: 224
Formato: 16,3 X 23,7 cm
Acabamento: Brochura
Gênero: Romance, Young Adult






Sinopse

Amanda é uma garota rebelde e problemática. Filha de Patrícia Oliveira, uma atriz mundialmente famosa, ela se ressente do comportamento da mãe, que trabalha demais e dedica seu pouco tempo livre para namorar. Depois de ser expulsa dos três últimos colégios, Amanda é matriculada contra sua vontade no Educação de Elite, o colégio interno mais renomado do país, onde apenas os filhos da elite nacional estudam. Determinada a conseguir mais uma expulsão, ela é capaz das maiores loucuras, mas seus planos acabam sendo frustrados por suas colegas de quarto, por uma inspetora intrometida e um diretor paciente. Lá ela também conhece Ricardo, o garoto mais popular e mulherengo do colégio. A atração entre eles é imediata, mas isso não impede que se odeiem ferozmente e que façam de tudo para prejudicar um ao outro. No entanto, o destino os forçará a unirem forças por um bem maior, e Amanda perceberá que, às vezes, o último homem do mundo de sua consciência pode ser justamente aquele que seu coração decide escolher.



Autora

Tais Cortez Ferreira nasceu em Campinas, interior de São Paulo. Formou-se em Relações Internacionais e fez bidiplomação em Economia na FACAMP. Sua primeira obra, "Golfinhos e Tubarões - O outro mundo", um romance sobrenatural, foi publicada em julho de 2013. "O último homem do mundo", uma comédia romântica juvenil, é seu segundo romance publicado.


Opinião

Foi um prazer conhecer a Tais num evento ao qual compareci e onde adquiri "Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo", seu primeiro romance. Conversando posteriormente com ela, fiquei sabendo da possibilidade de participar do Book Tour de "O Último Homem do Mundo", seu segundo trabalho, e cá estamos nós!


Este romance é bem leve e aborda algumas questões importantes, fazendo refletir sobre elas. Tem uma escrita fácil de entender e que se comunica com pessoas de qualquer idade. Os adolescentes com certeza se identificarão bastante. Lembrei-me muito de quando era mais jovem durante a leitura. Por tudo isso, devorei-o em dois dias.

Amanda é uma adolescente órfã de pai, teimosa, geniosa e complicada. Se sente deixada de lado pela mãe, uma atriz famosa internacionalmente, e por isso tenta de tudo para ir contra suas vontades. É o caso quando, após ser expulsa de três colégios, ela é matriculada a força por sua mãe no Educação de Elite, em São Paulo. Conforme o próprio nome sugere, é um colégio diferenciado para crianças e adolescentes ricos.

A protagonista e narradora faz de tudo para ser expulsa, mas alguns fatores, como sua amizade com Maíra e Paulina (sinceras, companheiras e confiáveis), a inspetora Vilma e Ricardo Miliano, o mocinho no maior estilo bad boy, cujo pai tampouco é presente na vida. Ela sente ódio à primeira vista, mas também uma atração irresistível. Um fato faz com que unam forças, e é quando ela percebe que ele não tem só o lado prepotente, metido, mulherengo e problemático, mas também um lado humano, solidário e divertido.

Na verdade, com a convivência, os dois descobrem que podem muito mais e percebem melhor seu entorno. Não posso nem quero dar spoiler, mas gostei muito dos momentos em que eles olham para além de seus umbigos, percebendo o quão infantis e ínfimos são seus problemas, se comparados aos de outras pessoas. Adorei o amadurecimento pelo qual eles passam ao longo do livro. Aliás, não há como não gostar de Alexandre, o diretor do colégio.

O único ponto pelo qual não dei nota máxima é que muitas vezes Amanda e Ricardo parecem rebeldes sem causa (acho que um adolescente, ou a maioria, parece assim mesmo) e especialmente um evento quase no final do livro me incomodou um pouco pela sua explicação não tão aceitável.

São poucos personagens centrais, e acabamos conhecendo mais os protagonistas. Os personagens secundários em sua maioria são mencionados, mas sem muito aprofundamento. Até porque temos a visão da história através de Amanda, então seria o normal.

Por fim, mas não menos importante, o livro me ganhou por ser romântico sem ser vulgar, algo sempre bem-vindo! Recomendo de olhos bem abertos, pois pude comprovar que a qualidade da escrita de Tais é certa!  
 

Frases Marcantes

"Por algum motivo, ela acreditava que eu obedeceria a suas ordens e eu a deixei manter sua doce ilusão."

"Era inaceitável que ela decidisse sobre minha vida sem considerar minha opinião, que ela estivesse feliz enquanto eu não estava. E era inaceitável que eu não fizesse algo a respeito."

"No entanto, eu não acreditava em um sentimento verdadeiro acompanhado por mentira e traição."

" - Quando vai parar de colocá-la no centro das suas decisões e começar a viver sua vida de verdade?"

"Cristãos ou não, eles estavam fazendo uma coisa boa, e era isso que importava."

"Os livros tinham sido meus melhores amigos por muito tempo. Eles me permitiam fugir da realidade, viver a vida de outras pessoas e esquecer as frustrações com minha própria vida."


Capa e Diagramação




A capa ficou simples e bonita. Os capítulos, 28 no total, iniciam-se numa nova página, que são amareladas. Possui orelhas.
As letras têm um bom tamanho, o espaçamento é bom e a numeração das páginas é no canto inferior externo. Ao lado da numeração, temos na página esquerda o título do livro e na direita o número e nome do capítulo. Achei muito legal! Há poucos erros de digitação/revisão, que não atrapalham a leitura.


Nota



Onde Comprar



O livro é uma cortesia da autora Tais Cortez. A resenha realizada aponta pontos positivos e/ou negativos encontrados pelo autor do post no decorrer da leitura. A opinião do autor é pessoal e independente da editora e/ou autora do livro.




Postado por





2 comentários :

  1. Oi, Amanda

    Foi um prazer conhecer vc durante o evento e adorei quando apareceu com Golfinhos e Tubarões, e depois quando quis participar do Book Tour de O último homem do mundo!
    Fico feliz em saber q gostou da leitura :)
    Obrigada pela resenha!
    Bjsss
    E sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tais!
      O prazer foi meu em conhecê-la e me envolver com seu livro. Adorando nossa parceria! =)
      Beijos e muito sucesso para você também!

      Excluir