.
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

domingo, 1 de novembro de 2015

RESENHA #47: PALAVRAS CRUZADAS, DE GUIOMAR DE GRAMMONT + SORTEIO

Ficha Técnica

Título Nacional: Palavras Cruzadas (Skoob)
Autora: Guiomar de Grammont
Editora: Rocco        
Ano: 2015
ISBN: 97885 32529879
Páginas: 240
Formato: 14,7 X 22,3 cm
Acabamento: Brochura
Gênero: Ficção, Romance






Sinopse

“A memória encontra aquilo que busca.” Ditadura, tortura e desaparecidos políticos são temas difíceis ao país e a milhares de famílias brasileiras. Trabalhos científicos e jornalísticos não dão conta do quanto a memória precisa trabalhar para enfatizar, expurgar, desabafar. Em seu novo romance, Guiomar de Grammont dá vida a Sofia, jornalista que tenta reconstruir a vida buscando notícias do irmão que se envolveu na Guerrilha do Araguaia. A narrativa é tecida através dos relatos históricos de desaparecidos políticos, mas também sensível, literária, ao acompanhar as divagações da protagonista em sua busca pela história do irmão. Com Palavras Cruzadas, Sofia e Guiomar alcançam o que suas memórias buscam. E o leitor tem mais um Brasil para desbravar.




Autora

Guiomar de Grammont é escritora, dramaturga e professora universitária. Publicou, entre outros, a pesquisa histórica Aleijadinho e o Aeroplano, o romance A casa dos espelhos, e os livros de contos Sudário, Corpo e sangue e O fruto do vosso ventre, pelo qual recebeu em 1993 o Prêmio Casa de Las Américas. Criou e dirige desde 2005 o Fórum das Letras de Ouro Preto.



Opinião

Este livro foi indicação de um amigo, e é um dos últimos lançamentos da Editora Rocco. Apesar disso, li sem nenhuma expectativa, e deixarei aqui minhas impressões.

Narrado em terceira pessoa, temos um início com trechos de cartas em primeira pessoa (indicadas sempre por aspas), relembrando experiências e dificuldades passadas numa floresta. Por volta do sexto capítulo, já sabemos que é um homem quem escreveu este relato. Porém, alguns capítulos mais para a frente, o narrador muda para uma mulher, e esta transição entre os dois é feita aleatoriamente. Tudo isto intriga a Sofia, uma jornalista que teve sua família destroçada pela perda do irmão Leonardo, na Guerrilha do Araguaia, durante o regime militar brasileiro.

Mas o que corrói de verdade não é nem saber da perda, mas a incerteza de sabê-la. Isto porque Leonardo simplesmente sumiu, sem deixar vestígios, e o Governo não se importou nem em enviar os corpos ou sequer notícias para as famílias, já que eles eram rebeldes causando um confronto indesejado.

Através dos relatos daquele homem e mulher, Sofia imerge no clima de treinamento, sofrimento, guerra e até impossibilidade de abandonar aquele grupo de regras rígidas, pois uma vez que está dentro, é até o fim. A jornalista consegue criar um vínculo com o que está escrito no documento, e algo passa a incomodá-la, como se fosse mais pessoal do que se poderia imaginar. Ao mesmo tempo, pesquisando aqui e ali, ela vai descobrindo algumas coisas que fazem com que o patamar de herói do irmão caia por terra. Afinal de contas, todos somos humanos e há que se colocar no lugar do outro.  

Confesso que adoro História, mas sou péssima com datas e acontecimentos (sim, eu posso! Rs). Então não tenho nenhum problema em admitir que desconhecia esta guerrilha que ocorreu no Araguaia, em plena Amazônia. Não sei se cheguei a estudar, ou se por ser um evento mais isolado, nunca foi comentado nas escolas nas quais estive.  
A descrição dos locais é primorosa, mas não é um livro para quem se impressiona facilmente. Aliás, eu não gostava quando diziam as maneiras com que matavam os animais, mas preciso admitir que passou verossimilhança. O livro demorou um pouco para me cativar. O desfecho foi o previsto, porém achei que o livro acabou muito bruscamente. Eu esperava ao menos mais uma ou duas páginas encerrando de forma mais determinada, e fiquei virando as folhas algumas vezes para ver se não tinha ficado faltando uma. 

A escrita da autora é excelente, quanto a isso não há o que dizer contra. Encontrei somente 5 erros, concentrados até a página 60. Quem quiser um livro que faz com que se insira numa situação que possivelmente foi verdadeira e que mescle história e sobrevivência acima de tudo, recomendo este.
  

Frases Marcantes

“Fui aprendendo, aos poucos, que para sobreviver precisava me integrar à floresta e respeitá-la, tratá-la com o máximo de cuidado e silêncio.”

“A leitura era uma viagem em um túnel do tempo. Me levava de volta a um momento em que eu tinha sido feliz, sem saber.”


Capa e Diagramação

A capa é fosca, tendo somente o nome da autora envernizado. Os capítulos sempre se iniciam em uma nova página, que são amareladas, e a contagem está em números romanos. Possui orelhas.
A letra possui tamanho bom, o espaçamento é bom e a numeração das páginas é no centro, na parte inferior. Encontrei 5 erros de digitação/revisão, que não prejudicam a leitura.


Nota



Onde Comprar



O livro faz parte de nosso acervo pessoal. A resenha realizada aponta pontos positivos e/ou negativos encontrados pelo autor do post no decorrer da leitura. A opinião do autor é pessoal e independente da editora e/ou autora do livro.


PROMOÇÃO: PALAVRAS CRUZADAS

Mais uma promoção em conjunto à resenha!
Sortearemos o livro, que está em ótimo estado, pois foi lido somente para a resenha. Então se você leu a resenha e gostou do livro, aproveite para participar e tentar a sorte.


SORTEIO DIA 074/12/2015
O sorteio será feito pelo Rafflecopter a seguir nesta postagem.

Sortearemos 1 pessoa para ganhar:
- 1 Exemplar do livro “Palavras Cruzadas”.

PARA PARTICIPAR:
- Preencher as entradas obrigatórias do formulário Rafflecopter desta página;
- Onde está escrito VISITE, é necessário CURTIR a fanpage para validar a participação;
- Ter endereço para envio no Brasil.
* As entradas opcionais do formulário lhe darão mais chances, elas são desbloqueadas após cumprir as entradas obrigatórias. Aproveite!

ATENÇÃO: REGRAS OBRIGATÓRIAS (O DESCUMPRIMENTO LEVARÁ À DESCLASSIFICAÇÃO)

a Rafflecopter giveaway

IMPORTANTE:
O ganhador terá até 48h, após a divulgação do resultado do sorteio, para entrar em contato e enviar os dados de entrega. Além de publicar o resultado no blog e na fanpage, a equipe do blog tentará entrar em contato com o sorteado. Caso não haja resposta, o sorteio será refeito.
E-mail: historiamuda@gmail.com

O blog enviará o prêmio no prazo de até 45 dias. Avisaremos do envio, mas não nos responsabilizaremos em caso de danos, perda ou extravio pelos correios, e não será feito um novo envio do prêmio, por isso certifique-se de que passará os dados corretos e haverá alguém disponível para recebê-lo.


Postado por


26 comentários :

  1. Me encantei, amei como a história é mostrada e detalhada.
    Essa história, pelo menos pelo enredo, me prendeu de uma maneira que preciso ler o livro.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e boa sorte no sorteio!
      Beijos.

      Excluir
  2. Heey!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas achei a premissa e o enredo bem interessantes, com certeza vou procurá-lo na Black Friday =)
    Seu blog é lindo, já estou seguindo ^^
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu AMO Black Friday (ou promoções em geral), mas sempre chuto o pau da barraca e agora não estou podendo, por não ter tanto tempo assim para ler, estar com parcerias em andamento e falta de espaço!
      Obrigada pelo elogio, Guilherme!
      Abraços!

      Excluir
  3. Oi
    'nem conhecia o livro, ele até parece ser interessante
    mais em um primeiro momento não chamou minha atenção, pelo menos você curtiu ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Pois é, apesar de ser um lançamento, não é aquele tipo de gênero que as editoras se desgastam para divulgar, pois o retorno é pequeno. Mesmo assim, é bom às vezes sairmos da mesmice.
      Beijos.

      Excluir
  4. Amanda!
    Gosto de História e principalmente dos enredos que envolvem guerras e guerrilhas.
    Achei o enredo rico, porque podemos apreciar o que aconteceu naquela época e ainda acompanhar o mistério do desaparecimento do irmão da protagonista e desvendar quem escreve as tais cartas.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.”(Provérbio Chinês)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudynalva!
      Pois é, trata-se de uma trama bem elaborada, com histórias que convergem. É bem interessante, recomendo para quem quer sair da mesmice.
      Beijos.

      Excluir
  5. Participando!
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livros com algum item histórico!! Também não sou muito boa com datas!!! O livro parece conter algumas partes tensas, já que envolve temas com ditadura e tortura e desaparecimento!! O livro também parece conter muita informação!! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. O livro contém uma temática diferente, ou seja, envolve assuntos históricos!! Bom, gostaria de ler pra conhecer um pouco do nosso Brasil, e claro conhecer a estória de vida destes personagens!! Participando e torcendo muito para ser a ganhadora!!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Para se inspirar, a autora fez um amplo trabalho de pesquisa sobre tudo que foi publicado sobre aquela época e também ouviu depoimento de ex-guerrilheiros. Vale apena ler adorei a resenha.
    sol.antuano@ig.com.br
    solange Antuano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Solange!
      Imagino que o processo tenha sido esse mesmo, pois somente assim para ter um embasamento histórico.
      Beijos.

      Excluir
  9. O livro deve dá uma norte do que vem a ser uma ditadura!! O nosso país sofreu muito nesta época. Pessoas desaparecidas que até hoje nunca foram encontradas!! Tortura e censura foram alguns meios utilizados por esta forma de governo!! Participando e torcendo!! Bom demais!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Zilda. O livro te leva bem por esse caminho, mostrando a visão do lado tido como insurgente, rebelde, e como era dura a realidade vivida para lutarem pelos seus ideais.
      Boa sorte.
      Beijos.

      Excluir
  10. A GUERRILHA FEZ MUITAS VITIMAS E DESAPARECIDOS,FORA OS PERIGOS DA PROPRIA AMAZONIA.RELATO BEM ELABORADO.PENA QUE TANTOS JA SE ESQUECERAM DESTA EPOCA.
    MARIZA NUNES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, Mariza. Obrigada pelo comentário.
      Beijos.

      Excluir
  11. Gosto muito de livros que reinventem ou reescrevam algum fato histórico, que realmente ocorreu, pois assim fico sabendo mais sobre aquele acontecimento.Além disto, ainda tem uma ditadura, com desaparecimentos e torturas. Estou bem curiosa com relação a esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem interessante, Maisanara.
      Boa sorte no sorteio!
      Beijos.

      Excluir
  12. Não conhecia o livro até esse momento, mas gostei do que li. Vivi a ditadura e senti na pele o que era aquilo. Não gosto nem de lembrar, embora não fosse comparado com os horrores que muitos sofreram. Se era duro para quem defendia seus ideais tb foi duro para familiares das pessoas que não estavam diretamente envolvidos, muitas vezes devido as circunstâncias. Me interessei pelo livro e gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  13. Já escrevi aqui dando minha opinião, mas até agora não apareceu nada. O livro me lembrou muito a época da ditadura militar que sofri na pele. Espero ter a oportunidade de ler o livro e depois dar uma opinião melhor.

    ResponderExcluir
  14. Esse é o terceiro comentário que posto aqui. Espero que seja publicado.
    Participando
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela, desculpe a demora. Estava com um problema para aceitar os comentários, já resolvido e todos os seus estão aqui publicados.
      Boa sorte no sorteio!
      Beijos.

      Excluir