.
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

domingo, 28 de fevereiro de 2016

RESENHA #61: GATOS GUERREIROS: NA FLORESTA, DE ERIN HUNTER

Ficha Técnica

Título Nacional: Na Floresta (Skoob)
Título Original: Into the Wild (Goodreads)
Série: Gatos Guerreiros – Livro 1
Autora: Erin Hunter
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2011
ISBN: 9788578272388
Páginas: 317
Formato: 13,5 X 20,8 cm
Acabamento: Brochura
Gênero: Ficção, Aventura




Sinopse

A primeira aventura da incrível série dos GATOS GUERREIROS, que teve mais de 6 milhões de exemplares vendidos na Europa e nos Estados Unidos. Ferrugem se contorceu e gritou, tentando escapar do agressor que se colocara às suas costas e o prendera com garras incrivelmente afiadas. Sentiu no pescoço os dentes pontudos. Ao longo de gerações, quatro clãs de gatos selvagens dividiram o território da floresta de acordo com as leis prescritas por seus ancestrais. Mas os gatos do Clã do Trovão correm sério perigo porque o malévolo Clã das Sombras se fortalece a cada dia. No meio dessa turbulência, aparece um “gatinho de gente”, Ferrugem, que pode vir a se tornar o mais valente de todos os guerreiros.


Opinião

Ferrugem é um “gatinho de gente”, até então um simples e jovem gato doméstico, que possui um amigo chamado Borrão. Ele vive tendo sonhos nos quais está na floresta, até que um dia decide sair de seu mundinho atrás da cerca e explorá-la. É nesta incursão que ele conhece Pata Cinzenta, um aprendiz do Clã do Trovão.

Ele também vê Estrela Azul, líder deste clã, cujo convite para que se junte a eles muda todo seu destino e faz com que seus sonhos finalmente se tornem realidade. Afinal, Ferrugem está onde sempre sonhou.

Mas nem tudo são flores, e Ferrugem (agora Pata de Fogo) conhecerá os benefícios e desafios de se trabalhar em grupo, sem ter refeição garantida e vivendo em constante perigo. Há mais 3 outros clãs: Vento, Rio e Sombras. Entretanto, ao invés de serem aliados, eles disputam território de caça, por causa da invasão cada vez maior dos Duas-Pernas (humanos) em suas zonas.

Neste livro, aprendemos que é necessário deixar a zona de conforto, algumas vezes, para atingirmos nossos objetivos. As autoras utilizam uma escrita viciante e com termos bem viscerais, algo que só deixou de me incomodar por volta da página 100, quando “despi” a Amanda vegetariana e comecei a enxergar tudo pelo ponto de vista do personagem, um predador nato. Algo legal são os nomes que eles dão a várias coisas, como os humanos, chamados de Duas-Pernas, ou o veterinário, de Corta-Gatos (por causa da castração). 

Além de sua amizade com Pata Cinzenta, Pata de Fogo faz amizade com Pata Negra, e inimizade com Pata de Areia e Pata de Poeira, todos aprendizes do clã. Narrado em terceira pessoa, temos a oportunidade de conhecer as diversas personalidades por detrás de tantos nomes parecidos e longos de gatos. Sério, no começo foi bem confuso para mim. Confesso, contudo, que não cheguei a voltar na apresentação inicial dos clãs e nos mapas que estão no comecinho do livro para auxiliar no entendimento.

Um ponto negativo, assim que recebi meu livro, foi notar as folhas brancas – ao menos nesta versão pocket que possuo, não sei se há outras. A revisão também contém alguns erros, mas nada grave. 

Recomendo para quem queira um livro diferente (cuidado, é uma série bem longa), mas eu mesma ainda não decidi se a continuarei, apesar do final promissor e instigante deste volume. Tenho dúvidas se haverá história para tantos livros, sem ser repetitivo. Preciso analisar e, se surgir uma oportunidade boa de adquirir o próximo, talvez eu tente.
  

Frases Marcantes

É a nossa lealdade ao clã que nos torna fortes ‒ Garra de Tigre miou, concordando. Se você enfraquece a lealdade, enfraquece nossas chances de sobrevivência.”

A surpresa é a maior arma de um guerreiro.”

Não é nada humilhante tomar conta de quem não pode cuidar de si.”


Capa e Diagramação



As capas dessa série são bastante chamativas, com destaque às cores fortes das pelagens e dos olhares penetrantes dos gatos. Possui orelhas.
Os capítulos são numerados, sempre se iniciam numa nova página, que são brancas e resistentes. A fonte de letra é pequena, o espaçamento é bom e a numeração das páginas está centralizada na parte inferior.
Há pouquíssimos erros de revisão/digitação que não chegam a atrapalhar na leitura. Foi um bom trabalho realizado pela Editora WMF.



Book Trailer



Nota



Autora

Erin Hunter é o pseudônimo usado pelas quatro autoras do livro: Kate Cary, Cherith Baldry, Tui Sutherland e Victoria Holmes. As quatro vivem no Reino Unido e se juntaram para escrever a série Gatos Guerreiros (Warriors). Atualmente, Erin Hunter publicou mais uma série chamada Seekers e pretende publicar outra, Survivors.

Onde Comprar



O livro faz parte de nosso acervo pessoal. A resenha realizada aponta pontos positivos e/ou negativos encontrados pelo autor do post no decorrer da leitura. A opinião do autor é pessoal e independente da editora e/ou autora do livro.




Postado por



6 comentários :

  1. Que livro interessante, achei bem inovador. Eu nunca tinha visto uma estória só com gatos, rs.

    em cima da hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tisa, essa mesma autora (ou no caso, autoras) criou histórias com personagens ursos (Seekers) e cães (Survivors), sendo que a série dos gatos é a dos Warriors.
      Se você gostou, vale a pena dar uma procurada!
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Ammanda,
    Já tinha ouvido falar do livro, mas não o conhecia. Interessante!
    Primeiro ele ser escrito por 4 autoras como se fosse uma só. A segunda é ter como personagens não humanos, mas gatos sem ter aquela "vibe" de bicho de estimação.
    Acho que as meninas de tinta, fãs de fantasia, irão adorar.
    Obrigada pela participação no Desafio Alfabeto Literário.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu quem agradeço pela oportunidade de participar do Desafio, pois estou "desencalhando" alguns livros e conhecendo muitas histórias boas.
      Se vocês gostam de fantasia, assim como eu, aproveitem essa série sem medo! Tem outras séries no mesmo estilo, com personagens ursos (Seekers) e cães (Survivors). É diversão que não acaba mais!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Eu acabei de fazer o abaixo-assinado "Editora WMF MARTINS FONTES: Lançamento das sagas do livro Gatos guerreiros" e queria saber se você me daria sua assinatura. O objetivo é conseguir 100 assinaturas, por isso preciso de mais apoio. Tem mais informações e o link para assinar abaixo: https://www.change.org/p/editora-wmf-martins-fontes-lan%C3%A7amento-das-sagas-do-livro-gatos-guerreiros?recruiter=60126924&utm_source=share_petition&utm_medium=email&utm_campaign=share_email_responsive Obrigado! Juliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo muita sorte nesta sua empreitada! As séries parecem realmente interessantes!

      Excluir