.
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

segunda-feira, 4 de abril de 2016

RESENHA #67: PROCURA-SE, DE GIOVANNA VACCARO

Ficha Técnica

Título Nacional: Procura-se (Skoob
Autora: Giovanna Vaccaro
Editora: Novo Século
Ano: 2015
ISBN: 9788542805574
Páginas: 200
Formato: 21,0 X 14,1  cm
Acabamento: Brochura
Gênero: Sick-lit, Drama, Romance, Ficção






Sinopse

O tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina. Desde os seis anos, sofre com a doença arterial coronariana, uma deficiência cardíaca genética; rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com a ajuda de seu pai e de sua irmã Becky. Para agravar a situação, após uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar, o mais urgente possível, por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estão por um fio. Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: seu novo amigo Miles. Ariane se envolve em uma paixão “quase” perfeita – diante do difícil drama que enfrenta! Juntos, eles tentarão encontrar uma saída e farão de tudo para congelar o tempo e eternizar cada segundo que lhes resta, como um extenso fio de esperança que surge a seu futuro tão incerto.


Opinião

Ariane é uma garota que sofre de Coronariana, uma doença do coração que pode levá-la à morte a qualquer instante. Ela vive com seu pai e sua irmã Becky. Sua mãe - uma mulher odiosa - os abandonou há alguns anos, e desde então, Ariane nunca mais a viu.

Devido à sua limitação e os cuidados de seu pai, a protagonista não gosta de expor a ninguém sua doença e só sobrevive. Até Miles, um colega de classe, reaparecer e ela começar a quebrar algumas regras. Aliás, ele é um personagem muito adorável!

Ela possui a melhor amiga e a melhor prima, e a melhor família em geral. Narrado em primeira pessoa, conseguimos ficar imersos na história. Em apenas 200 páginas, Giovanna Vaccaro constrói uma história dramática, porém romântica, em que Ariane se encontra numa situação da qual não tem controle, e seu coração resolve se descontrolar sentimentalmente.

Ela quer viver, pela primeira vez na vida! Só que, para conseguir seu transplante, alguém precisará morrer e, pior, não basta ser só alguém, mas precisa ser alguém compatível. Até os momentos finais, eu estava achando um lindo romance, mesmo que com dificuldades e tristezas, pois a vida real é assim mesmo. Mas com o desfecho que teve (na verdade, que não teve), o livro caiu um pouco no meu conceito. Não precisa de tanta sofrência! Apesar disso, a temática foge bastante do lugar-comum.

Por ter sido escrito pela jovem autora quando ela tinha 14 anos, o romance quase não tem furos. Só achei a protagonista inocente demais, não sabendo gírias de jovens (como, por exemplo, o significado de amasso), e estranhei ela não ter realizado um exame básico até determinado momento, sendo que já é doente há mais de 10 anos. As motivações do que acontece e como aconteceu, ao final, também ficam meio obscuras.

O livro possui diversos erros de digitação, o que é uma pena, pois alguns acabam atrapalhando ligeiramente a leitura. Recomendo para quem curte uma leitura fluida que envolva sick-lit, drama e romance. Só não espere pelo final feliz, ou ao menos, não um final feliz "convencional".
  

Frases Marcantes

“ — Pessoas inteligentes acordam cedo, sendo assim, os concursos para pessoas inteligentes também ocorrem pela manhã.”

Tudo que me mata me faz sentir mais viva, pensei.”

“ — Temos que passar por momentos difíceis para depois encontrarmos os momentos fáceis – ele disse com convicção. – Primeiro vem a chuva e depois o arco-íris. Se acostume, pois a ordem é essa.”

“ — Somos insignificantes. Por mais que você programe sua vida, a qualquer momento tudo pode mudar.”


Capa e Diagramação



A capa é simples, mas combina totalmente com a história. O nome da autora e do livro são envernizados. As páginas são amareladas e a diagramação é bastante delicada e bonita. Cada capítulo inicia com o número envolto por um coração. Possui orelhas.
As letras e o espaçamento são bons e a numeração das páginas é no centro inferior. Encontrei vários errinhos de digitação/revisão, que prejudicam ligeiramente a leitura, às vezes.




Book Trailer



Nota



Autora

Giovanna Vaccaro mora em São Paulo com seus pais e com seu irmão, onde cursa o Ensino Médio. Ama escrever desde que aprendeu a ler. Tem uma grande atração por séries americanas e adora tuitar.
Onde Comprar



O livro faz parte de nosso acervo pessoal. A resenha realizada aponta pontos positivos e/ou negativos encontrados pelo autor do post no decorrer da leitura. A opinião do autor é pessoal e independente da editora e/ou autora do livro.


Postado por


Nenhum comentário :

Postar um comentário