.
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

quinta-feira, 23 de março de 2017

RESENHA #133: JOÃO E MARIA, DE NEIL GAIMAN

Ficha Técnica

Título Nacional: João & Maria (Skoob
Título Original: Hansel & Gretel (Goodreads
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Lorenzo Mattotti
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
ISBN: 9788580577761
Páginas: 56
Formato: 25,0 X 17,5 X 0,9 cm
Acabamento: Capa Dura
Gênero: Contos




Sinopse

Isso tudo aconteceu há muito tempo, na época da sua avó, ou no tempo do avô dela. Muito tempo atrás. Naquela época, todos viviam nas margens de uma grande floresta.
Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti lembram o horror e o fascínio que sentiram quando leram João e Maria, dos irmãos Grimm. Agora, escritor e ilustrador se unem nesta brilhante releitura de um dos maiores clássicos de todos os tempos. Seja forte, corajoso e prepare-se: Gaiman e Mattotti vão levar você para um passeio nas profundezas da floresta.


Opinião

“João & Maria” é uma história que atravessa gerações e mais gerações, originalmente contada pelos irmãos Grimm. Creio que todos a conhecem, ou ao menos, boa parte dela. No final desta edição, há duas páginas explicando algumas das sutis diferenças entre as edições publicadas até hoje, mas que não alteram seu contexto, no geral.

A história em si é bem cruel e amedrontadora, especialmente para crianças, pois trata justamente do abandono de João e Maria pelo pai, devido à sugestão da mãe, na floresta. Ao tentarem retornar para casa, encontram uma casa na qual mora uma velhinha.

A fome e a guerra também são fatores fundamentais citados e que podem causar muito temor. Não creio, portanto, que são versões ideais para crianças, mas conforme poderão verificar mais abaixo, Neil Gaiman discorda de mim (ou eu dele, melhor dizendo), e até posso entender seu ponto de vista.

Todo esse clima obscuro fica ainda mais profundo com as ilustrações de Lorenzo Mattotti, trabalhadas em preto e branco e, para mim, muitas vezes, sem grandes definições de seus contornos, muito provavelmente proposital, mas não posso dizer que gostei, exatamente.

A edição está bonita, mas também não é nada tão sensacional assim. Achei bacana reler a história, somente isso.
  

Frases Marcantes

“ — Se você não comer – respondeu a mulher –, não vai conseguir brandir o machado. E, se não conseguir cortar uma árvore ou levar lenha para a cidade, todos morreremos de fome. É melhor morrerem dois do que quatro. É só uma questão de matemática, uma questão de lógica.”

 
Capa e Diagramação



O livro apresenta capa dura, na frente envernizada e atrás, fosca. A história não possui capítulos, pois é contínua e curta. As páginas são brancas e resistentes, e as ilustrações são trabalhadas no preto e branco. A diagramação está bem-feita.
A letra possui um tamanho grande, o espaçamento entre linhas é bem grande e a numeração das páginas fica na parte central inferior. Não há erros de revisão/digitação.



Leia um Trecho



Book Trailer



Nota



Autor

Neil Gaiman nasceu em 1960, na cidade de Portchester, Inglaterra. Desde pequeno, demonstrou sua ligação com os quadrinhos. Seu trabalho mais conhecido é "Sandman", que o imortalizou entre os fãs de HQs. Por 75 números, Gaiman e "Sandman" foram se tornando cada vez mais famosos.





Ilustrador

Lorenzo Mattotti, que nasceu em 24 de janeiro de 1954, é um desenhista de histórias em quadrinhos e ilustrador da Itália.








Onde Comprar



O livro faz parte de nosso acervo pessoal. A resenha realizada aponta pontos positivos e/ou negativos encontrados pelo autor do post no decorrer da leitura. A opinião do autor é pessoal e independente da editora e/ou autor do livro.


Postado por


Nenhum comentário :

Postar um comentário