.
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

terça-feira, 18 de abril de 2017

RESENHA #140: O GRANDE IVAN, DE KATHERINE APPLEGATE

Ficha Técnica

Título Nacional: O Grande Ivan (Skoob
Título Original: The One and Only Ivan (Goodreads
Autora: Katherine Applegate
Editora: #irado – Novo Conceito
Ano: 2014
ISBN: 9788581635774
Páginas: 285
Formato: 21,5 X 14,2 X 2,3 cm
Acabamento: Capa Dura
Gênero: Romance, Infantojuvenil





Sinopse

Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O Grande Ivan é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?
A ideia de escrever O Grande Ivan surgiu depois que Katherine Applegate leu a notícia de Ivan, o famoso “Gorila do Shopping”. O Ivan da vida real viveu durante 27 anos em uma jaula apertada. Foram tantos os protestos da população que Ivan acabou sendo transferido para o Zoológico de Atlanta. Ele se tornou uma celebridade daquele Zoo, que abriga o maior grupo de gorilas-do-ocidente dos Estados Unidos. Ivan ficou conhecido por pintar quadros, “assinados” com a sua impressão digital.


Opinião

Ivan é um gorila que, ainda filhote, teve sua família assassinada e foi capturado, junto com sua irmã. Agora, muitos anos depois, ele vive em uma jaula apertada, dentro de um shopping. Seus amigos são Stella e Ruby, duas elefantes, e Bob, um cachorro.

Ruby chega ainda filhote, para reavivar o público, dar uma levantada nos negócios que estão indo à falência e substituir Stella, que já está velha. É com sua chegada que Ivan tenta bolar um plano para a jovem Ruby não ter o mesmo fim dele e de Stella. Para isto, ele se utilizará de seus dons artísticos, algo aprendido com a filha do faxineiro.

Tudo que envolve animais é sempre um tema muito delicado e querido por mim. Não imaginava, entretanto, que este livro seria tão rico. Ele é infantojuvenil, mas posso dizer, sem sombra de dúvidas, que a maioria dos adultos (se não todos), tem muito o que aprender com ele. Saber que tem por base uma história real só corrobora o quanto o ser humano tem sido cruel com todos os animais. 

Nesta narrativa em 1ª pessoa, Katherine Applegate conseguiu me conquistar com a simplicidade da escrita e, mesmo assim, com uma profundidade na mensagem passada, tão tocante que me levou às lágrimas. Todos os animais são apaixonantes, bem como a filha do faxineiro. Já estou louca para ler “Crenshaw”, outro livro dela que saiu recentemente pela Plataforma 21. 


Frases Marcantes

“Os humanos desperdiçam palavras. Eles as jogam como cascas de bananas e as deixam apodrecer.”

“Eles caçam loucamente, perseguindo, empurrando, resmungando. Depois vão embora, segurando sacolas cheias de coisas – coisas brilhantes, leves, grandes. Mas não importa quão cheias estejam suas sacolas: eles sempre voltam para buscar mais coisas.”

“Meus visitantes costumam ficar surpresos quando veem a TV. Mack a colocou em meu domínio. Eles parecem achar estranho um gorila olhar para os humanos pequenininhos em uma caixa.
Mas às vezes eu me pergunto: não é assim que eles olham para mim, sentado em minha caixinha? Isso também não é estranho?”

“Se você é um elefante de circo e consegue se apoiar nas patas de trás enquanto um cachorro pula em sua cabeça, acaba ganhando um agradinho. Se não consegue, o chicote entre em ação.”

“ — Humanos ruins mataram a minha família, e humanos ruins me mandaram para cá. Mas aquele dia, no buraco, foram os humanos que me salvaram.  – Ruby encosta a cabeça no ombro de Stella. — Aqueles eram humanos bons.”

   
Capa e Diagramação


A capa é dura e fosca, com o título e nome da autora em detalhes envernizados. Não possui orelhas.
Os capítulos sempre se iniciam numa nova página (mas se não estiver atento, nem repara as mudanças de capítulos, que são bem curtos), que são amareladas e resistentes. A fonte da letra é boa e o espaçamento entre linhas é ótimo; a numeração das páginas está na parte inferior central. A diagramação está bonita, e tem uma ou outra ilustração.
Encontrei 6 erros de revisão/digitação que não atrapalham a leitura.


Leia um Trecho



Book Trailer



Nota



Autora

Katherine Applegate é uma autora americana dos gêneros young adult e infantojuvenil. Em 2013, ela ganhou a Medalha Newbery Honor de Melhor Livro Infantil com O Grande Ivan. Ela é esposa do também autor Michael Grant.






Onde Comprar



O livro faz parte de nosso acervo pessoal. A resenha realizada aponta pontos positivos e/ou negativos encontrados pelo autor do post no decorrer da leitura. A opinião do autor é pessoal e independente da editora e/ou autora do livro.


Postado por


Nenhum comentário :

Postar um comentário